Floripasemfundo

Florianópolis - 30 de junho de 2016 

floripa-chess

O Educar Transforma tem como propósito o fortalecimento das diversas experiências inovadoras da educação, com o sentido de consolidá-las, num futuro próximo, em políticas públicas de educação em nossa sociedade.

Desejamos criar e validar um espaço colaborativo do movimento inovador da educação em Florianópolis.

Estamos constituindo um campo motivador para os educadores mudarem de atitude, incluindo-se no processo emergente de transformação da educação, promovendo o desenvolvimento do ser integral e das múltiplas inteligências.

Educar com entusiasmo e felicidade!!!

Participação Especial

Floripasemfundo
Calvo Foto ALESC 2016 (1)

Carlos Calvo Munhoz  

Professor Universidade La Serena - Pesquisador de processos educativos inovadores

Chile

Saber Mais

Carlos Calvo, educador chileno, com formação oficial em Filosofia, Educação e Antropologia e complementação informal através do viver cotidiano reflexivo e do estudo sistemático dos processos etnoeducativos, da teoria do caos e da complexidade. Estas experiências em conjunto lhe permitiu desenvolver uma proposta educativa diferente da perspectiva escolarizada, predominante no sistema escolar oficial. Suas investigações, assim como a própria docência, lhe permite defender que a propensão humana a aprender é negada por práticas escolares inadequadas e convertidas em privação cultural de muitos estudantes, o que pode ser revertido com a intervenção intencionada de um(a) mediador(a). Posto que a escola não consegue evitar o fracasso escolar, sua proposta é "desescolarizar a escola".

educador-jose-pacheco-escola-da-ponte-projeto-ancora 03

José Pacheco 

Articulador Projeto Fazer a Ponte e do Projeto Ancora de São Paulo

Colaborador do processo transformador da Escola da Ponte - Portugal

Saber Mais

José Pacheco teve importante participação no processo inovador e transformador da Escola da Ponte de Portugal, que foi e tem sindo fonte de inspiração para educadores buscadores da ressignificação da educação ao redor do mundo. 

Residindo atualmente no Brasil, foi um grande motivador da realização do Projeto Âncora em São Paulo. Há uma década tem viajado o Brasil, incansavelmente, na implementação do Projeto Fazer a Ponte, que tem como propósito unir educadores, pais, mães, gestores, criança e jovens em práticas educativas transformadoras. 

VAGAS ESGOTADAS!!!

Mesa Redonda: Ressignificando a Educação

SELEÇÃO a-1 (3)

Ademir Milo Motta da Silva

Coordenador da Rede Educar Transforma

download

Luciana Celia 

Mães de uma Nova Escola  Porto Alegre

13151932_10208358334427559_4835602774000408130_n

Neide Martins Arrias 

Professora da UFSC

11952006_1032258783473958_3765565204386797791_n

Mauri Luiz Heerdt 

Vice-Reitor da UNISUL

10483857_570457623054147_1592707372827583_n

Marcio Vieira de Souza 

Professor da UFSC

Observatório de Redes Sociais

 

A quem se destina:

Educadores. Diretores de escolas. Estudantes de Licenciaturas. Gestores da educação. Mães, Pais e Tutores. Lideranças que atuam em projetos educativos. Todos que sonham com uma educação mais feliz!!!

 

Local: Castelmar Hotel

Rua Felipe Schmidt, 1260        Florianópolis SC

Data:  30 de junho de 2016

Investimento: R$ 70,00 (estudantes R$35,00)

Está incluso neste valor o acesso a todas palestras e oficinas, coffee break e certificado digital (que será enviado pelo email)

 

OFICINAS

Compartilhando experiências inovadoras

LANÇAMENTO EDUCAR TRANSFORMA FLORIPA

01- Escola Praia do Riso 

Tema: A educação como um processo coletivo.

Facilitadores: Katia Bittencourt Borges, Cristina Cardoso Rodrigues, Liliane dos Santos Lorscheiter, Marina Luiza Borges Costa Carmosino, Simone de Lima Fritzen, Cirléia Wessling e Felipe Silva

MAIS (+)

A PRAIA DO RISO É UMA ESCOLA DIFERENTE?

Alguns responderiam que sim olhando para o espaço externo que as crianças

têm para explorar. Outros responderiam que sim, ao lembrarem que quando

conheceram a escola ouviram que ela é uma Associação. Outros ainda, diriam que,

ela é diferente porque é conhecida como uma Escola Alternativa.

Bem, tudo isso é verdade. Mas eu diria que esta escola é diferente pela sua

essência.

Porque aqui não se vê a criança como mais uma, e sim como parte de um

todo. Respeita-se a individualidade, dentro de um coletivo.

Aqui não se vê a diferença como algo a ser “corrigido”, mas como uma

possibilidade de ampliar nossa visão de mundo.

Não se quer ser “Ditadores da Educação”, visando apenas a obediência e a

adequação às regras. Queremos ouvir, propor, discutir, e poder assim construir juntos

nossos combinados, nossas regras, pois só assim terão maior significado.

Acreditamos que “internalizar” não é “engolir boca abaixo”, mas compreender algo e

se apropriar com consciência.

Nesta escola as crianças não são vistas como um “vir a ser”, mas elas já são!

Elas são sujeitos de direitos, integrantes do seu próprio processo de

aprendizagem, são protagonistas num “espetáculo” onde, todos aprendem que

educação não limita, mas amplia, resgata e fortalece. Que autonomia não é apenas

um sinônimo de liberdade, mas de superação.

Aqui não se protege a criança do mundo, pois proteção não tem a ver com

“ignorância”, mas sim com conhecimento. Protege-se a criança de um universo que

não é dela, que não deve atropelar seu espaço, suas brincadeiras, suas relações, seu

modo de se apropriar do que está ao seu redor.

Protege-se a criança, deixando que ela seja criança.

Esta é uma escola diferente porque não é um lugar onde se vive o presente

em função do futuro, mas é um lugar onde se vive o presente porque só assim se tem

um futuro, um lugar pra se viver as amizades, a natureza, os desafios, as conquistas,

as descobertas e, sobretudo, a Infância.

 

Cristina Cardoso Rodrigues

Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil

 

www.facebook.com/escolaPraiaDoRiso

12733609_1012565512113403_7032673848949300696_n

02 - Educação Biocêntrica

Tema: Um processo educativo focado no "Movimento da Vida".

Facilitador: André Luis Simoni

MAIS (+)

 O educador André Luis Simoni é um dos facilitadores do Projeto de Educação Biocêntrica e cultura de paz.

Trata-se de uma abordagem pedagógica que coloca “movimento da vida” no centro do processo educativo. 

Neste encontro será apresentando a experiência realizada numa escola pública da cidade de Tubarão SC, com vivências educativas do “campo da inteligência afetiva” e fortalecimento de vínculos. São vivências focadas na qualificação do potencial colaborativo das crianças, suas relações de amizades e sentimento de pertencimento social e construção dos campos de não violência no ambiente escolar.

WhatsApp-Image-20160614

03 - Escola dos Sonhos

Tema: Valorizando a infância e ajudando as crianças a verem o invisível para criarem o impossível

Facilitadora: Danuza Silva, Fernanda Werneck, Tonya Girardi, Andréa Campos, Elizabeth Kurth

MAIS (+)

O workshop trará um relato das experiências e vivências da Escola dos Sonhos de Florianópolis, que há 15 anos acredita que a educação deve proporcionar a não limitação do aprender e que a criança deve ser agente ativo da sua própria aprendizagem. A Escola dos Sonhos juntamente com o Aruana Instituto de Eco Formação criou o Projeto Compartilhando Sonhos com o compromisso de dar suporte técnico e pedagógico para instituições que queiram aplicar este modelo de escola inovadora e democrática em suas realidades e assim, garantir o direito a uma educação de qualidade a todas as crianças

1390717_185439568310405_787344060_n

04 - Atto Educacional

Tema: Material didático multidisciplinar -  Criatividade e Resolução de Problemas

Facilitador: Mauro Saretta

MAIS (+)

Muito se fala sobre a importância na transformação do cotidiano escolar, adequando espaços, incorporando novas práticas, metodologias e recursos.  Inspirando autonomia do aluno no exercício do "aprender e desenvolver” conhecimentos e competências adequadas para o enfrentamento da revolução Científica, Tecnológica e Ambiental em curso.   

Nessa oficina, o participante irá imergir em uma vivência dinâmica com recurso catarinense, desenvolvido para facilitar ao professor a diversificação de estratégias, metodologias e equipamentos, ao mesmo tempo que facilita ao aluno a mobilização/desenvolvimento de conhecimentos e competências essenciais.   

Veja como os próprios criadores definem o recurso educacional:  ATTO Educacional é...   um laboratório de pesquisa e ensaios, destacadamente para matemática e ciências;  é uma oficina de dinâmicas, vivências e prototipagens;  é uma fábrica de equipamentos didáticos;  é uma ferramenta para a solução de problemas; é um instrumental seguro para simulação e a modelagem;  é base concreta à criatividade e ao desenvolvimento de projetos autônomos; é  suporte para a investigação e a experimentação com resgate da ideia DIY  (faça você mesmo) renovando-a na postura maker, viabilizando assim uma verdadeira atitude inovadora e empreendedora...

Imagem3

05 - Sobre desescolarização 

Tema: O que é essa tal de desescolarização?

Facilitadora: Lesly Monrat

MAIS (+)

Lesly Monrat, mãe de dois filhos pequenos e despedagoga, formatada pela FEUSP 

É possível aprender fora da instituição escolar? Uma vida sem escola é uma vida sem possibilidades criativas? Como vivem as famílias que não participam de uma rotina institucional? O que é a educação livre? Essa oficina vem com o propósito de questionar os paradigmas institucionalizados e refletir sobre possibilidades nada inovadoras. 

Imagem2

06 - Cooperativas Criar, Aimirim e Alecrim

Tema: Cooperando pela educação na primeira infância

Facilitadoras: Gabriele Salgado, Aline Soares, Laura Botelho, Carolina Moreira, Sofia Zank e Mariana Sommer  

MAIS (+)

A proposta comum às três cooperativas que oferecem essa oficina é a construção coletiva de espaços educativos em que as famílias se revezam no cuidado com os filhos. Cada uma com sua experiência particular vem encontrando caminhos criativos para uma educação livre na qual não só as crianças são beneficiadas. Os próprios pais, participando do cotidiano das crianças, se vêem num processo de auto-educação. A dinâmica e estrutura básica dessas experiências, bem como algumas motivações e desafios serão compartilhados com os interessados pelo tema.

PROGRAMAÇÃO

 

13:00 Recepção Credenciamento e revisão das Inscrições no Evento e Oficinas

13:30 Mesa redonda: Ressignificando a Educação

Ademir Milo Motta da Silva - Coordenador da Rede Educar Transforma; Luciana Celia - Movimento de Mães de uma Nova Escola (POA)

14:40 Oficinas/workshops

01 Associação Pedagógica Praia do Riso; 02 Educação Biocêntrica; 03 Escola dos Sonhos; 04 Atto Educacional; 05 Sobre Desescolarização; 06 Cooperativas Criar, Aimirim e Alecrim.

16:00 Diálogo com: Carlos Calvo (Professor da Universidade La Serena - Chile) “O que faz com que uma experiência educativa seja realmente educativa?”

18:00 Coffee Break

19:00 Diálogo com José Pacheco - Comunidades de Aprendizagem

20:40 Apresentação da Carta de Florianópolis

21:00 Finalização do evento

 

ORGANIZAÇÃO

PARCEIROS

Associação dos Educadores da Seicho-No-Ie