logo-educar-transforma

FRONTEIRA SUL 

São Miguel do Oeste SC

23 de julho de 2018

O Educar Transforma tem como propósito o fortalecimento das diversas experiências inovadoras da educação, com o sentido de consolidá-las, num futuro próximo, em políticas públicas de educação em nossa sociedade.

Desejamos criar e validar um espaço colaborativo do movimento inovador da educação na Região da Fronteira Sul.

Estamos constituindo um campo motivador para os educadores repensarem suas atitudes, incluindo-se no processo emergente de transformação da educação, promovendo o desenvolvimento do ser integral e das múltiplas inteligências.

Educar com entusiasmo e felicidade!!!

Participação Especial 

 José Pacheco 

Escola da Ponte

PORTUGAL

 

11.10.16_Encontro com educador José Pacheco_Cred.Alyne Pinheiro (41)

José Pacheco 

Inspirador da Escola da Ponte Portugal

Articulador Projeto Fazer a Ponte e do Projeto Âncora de São Paulo

Mesa Redonda: Práticas Pedagógicas e Educação Transformadora

 

20031873_10214002084868506_8285185914272999987_n

Liliane Giordani

Professora da UFRGS

IFPR 02

Rafael Ribas Galvão

Diretor de Ensino do IFPR

Jacarezinho PR

participação online

OFICINAS

(Manhã 10:30 às 12:00 # Tarde 13:30 às 15:00)

Compartilhando experiências inovadoras

IMPORTANTE: cada participante poderá optar por duas das oficinas (uma pela manhã e outra na parte da tarde), tal escolha será realizada no dia 23, na recepção do evento.

7caee326-6339-4f40-9267-798620300c65

Oficina 01

Tema: Bioconstrução, uma vivência Sustentável.

Facilitador: Ricardo D. Scalco

Mais informações

Objetivo: Oferecer possibilidades de se trabalhar de maneira prática a Sustentabilidade através da Bioconstruçãoe suas diversas técnicas, com materiais naturais e que estão ao alcance de todos.

Método: Desconstruir conceitos para bioconstruir;Reconhecer as matérias primas e descobrir suas possibilidades bioconstrutivas; Desenvolver a autonomia dos processos construtivos através das técnicas de bioconstrução;


Obs: Necessário usar roupas confortáveis e de trabalho a campo.

Benefícios: Ampliar a gama de opções didáticas para o trabalho com estudantes, trazendo a tona o debate da sustentabilidade como eixo central através da prática bioconstrutiva.

Fanpage: www.facebook.com/bioconstrucao

14efa35b-5553-47a5-80dc-cadbd328a9e7

Oficina 02

Tema: Agroecologia, pesquisa e participação na Escola: a experiência de Guaraciaba com pesquisa participativa.

Facilitador: Adriano Canci (Guaraciaba-SC)

Mais informações

Propósito da Oficina: Refletir  sobre a importância da pesquisa na escola. Compartilhar  a experiência da Associação das Microbacias de Guaraciaba com pesquisa participativa.

Método: Ações  práticas para instigar a construção do conhecimento.

Benefícios:  Possibilitar a compreensão que através da ação prática podemos nos empoderar de conhecimento.

2 Apresentação sem título

Oficina 03

Tema: Educação Especial: Ação pedagógica nas Escolas Especiais-APAE  

Facilitadoras: Adriana Balbinot, Dirlei Lorenski e Nadir Bonet( APAE- DESCANSO); Ivonete Bueno de Camargo Klein e Anelise Franzosi (APAE- GUARACIABA); Silvia de Pizzol Barroso (APAE DE SÃO MIGUEL DO OESTE)

Mais informações

Objetivos: Promover a integração afetiva, inspirar a escolha pela vida, mobilizar o encontro como experiência social onde o cuidado ganha sentido. Situar a alegria como conteúdo de uma educação que transforma.

Método: Vivências que dialogam com alguns pressupostos teóricos.

Benefícios: A aprendizagem de que uma educação que elege pautas internas pra viver é possível.

 

20031873_10214002084868506_8285185914272999987_n

Oficina 04

Tema: Sujeitos da diferença promovendo aprendizagens.

Facilitadora: Liliane Giordani - Porto Alegre

Mais informações

Propósito da Oficina: Reconhecer a surdez como diferença linguística e cultural, possibilitando espaços de interação e vivência entre as
diferenças através da arte e da
ludicidade.

Método: Roda de conversa e experimentação da Língua Brasileira de Sinais

Benefícios: A inclusão escolar tem promovido espaços de discussão sobre o ensino e aprendizagem em um contexto da
pedagogia da diferença. O Atelier Pedagógico Bilíngue se propõem a criar espaços onde crianças surdas e ouvintes possam interagir pelo brincar e pela arte, potencializando suas aprendizagens na intervenção dos
professores e dos seus pares. As atividades são construídas, a partir das diferentes experiências linguísticas entre crianças surdas e ouvintes na constituição de espaços lúdicos e criativos de aprendizagem da Língua de
Sinais. Na experimentação vamos, no diálogo com os protagonistas deste Atelier, promovendo experiências linguísticas para diferentes aprendizagens, diferentes saberes e diferentes sujeitos.

Liliane Giordani - Professora da UFRGS

2 Apresentação sem título

Oficina 05

TemaQuintais produtivos:  alimentação saudável e aprendizado com as mulheres camponesas

Facilitadora: Joana Sebben

Mais informações

Propósito da oficina:

  • Compartilhar aspectos de aprendizagem adquirido no Movimento de Mulheres Camponesas na produção e consumo de alimentos saudáveis.
  • Partilhar conhecimento aprendido na luta com as mulheres camponesas

Metodologia:  experiência de vida no trabalho produtivo na perspectiva agroecológica

Benefícios:

  • Estudar para mudar práticas, costumes, hábitos alimentares
  • Libertar-se e construir autonomia.

Facilitadora: Joana Sebben

Militante do Movimento de Mulheres Camponesas – MMC

Curso de Extensão Realidade Brasileira - UNOCHAPECÓ

Técnica em agroecologia pelo IFSC de São Miguel do Oeste

Graduação em Gestão em turismo pela UNINTER

08bac8c9-e126-4e26-b8e1-0ff97f3d3cc8

Oficina 06

Tema: Percussão: recursos pedagógicos através da musicalidade

Facilitador: Valdemar Lurenço

Mais informações

Propósito da oficina: conhecer os diversos recursos pedagógicos através da musicalidade.
Cronograma:

1 ) Afirmar vínculos e ritmo da capoeira

2) Diálogo, empoderamento e ritmo Hip Hop

3) Autonomia e harmonia. Ritmo alternativo e acústico; promoção do respeito e escuta.

4) Brincadeira de roda.

11.10.16_Encontro com educador José Pacheco_Cred.Alyne Pinheiro (41)

José Pacheco 

Inspirador da Escola da Ponte Portugal

Articulador Projeto Fazer a Ponte e do Projeto Âncora de São Paulo

Diálogo com 

José Pacheco 

Construindo Comunidades de Aprendizagem.

 

IMG-20150530-WA0008

Mediador do Diálogo

Prof José Roberto Paludo

Rede Educar Transforma

São miguel

A quem se destina:

Educadores. Estudantes. Diretores de escolas. Gestores da educação. Mães e pais. Lideranças que atuam em projetos educativos. Todos os interessados na Transformação da Educação.

Local:  Salão Paroquial São Miguel Arcanjo

São Miguel do Oeste SC

Data:  23 de julho de 2018

Horário: 08h30 às 18h30

Investimento: Valor do investimento é de R$ 70,00

Este valor inclui participação nas palestras, em duas oficinas e certificado digital de participação com carga horária de 10 horas.

PARCERIA

SINTE Regional de São Miguel do Oeste e Maravilha

UNIP - Polo São Miguel do Oeste

SISME - Sindicato dos Servidores Municipais de São Miguel do Oeste e Região

IFSC de São Miguel do Oeste

 

PROGRAMAÇÃO

08h30 - 09h00 Acolhida e Credenciamento

09h00 - 09h30 Abertura do Evento

09h30 - 10h30 Mesa Redonda: Práticas Pedagógicas e Educação Transformadora

Rafael Ribas Galvão - Diretor de Ensino do IFPR Jacarezinho - PR

Liliane Giordani - Professora da UFRGS

10h30 - 12h00 - Oficinas I (primeira etapa)

12h00 - 13h30 Intervalo - Almoço

13h30 - 15h00 Oficinas II (segunda etapa)

15h20 - 17h00 Diálogo com José Pacheco  

Construindo Comunidades de Aprendizagem

17h00- 18h00 Construção Coletiva do "Plano de Ações Colaborativas" para fortalecer a Rede Educar Transforma Região Oeste de SC.

18h00 - 18h30 Celebrando as conquistas - Dinâmica Apreciativa da construção do Educar Transforma Fronteira Sul.

18h30 Finalização