Ativo 5

 06 de Outubro de 2017 

- Evento Realizado com Sucesso -

igreja_matriz_itajai

O Educar Transforma tem como propósito o fortalecimento das diversas experiências inovadoras da educação, com o sentido de consolidá-las, num futuro próximo, em políticas públicas de educação em nossa sociedade.

Desejamos criar e validar um espaço colaborativo do movimento inovador da educação em Itajaí e região.

Estamos constituindo um campo motivador para os educadores repensarem suas atitudes, incluindo-se no processo emergente de transformação da educação, promovendo o desenvolvimento do ser integral e das múltiplas inteligências.

Educar com entusiasmo e felicidade!!!

Abertura (09h00min)

SELEÇÃO a-1

Ademir Milo

Coordenador da Rede Educar Transforma

Sem Título-1

Ágatha Vieira

Ubuntu Vila Educacional

WhatsApp Image 2017-09-19 at 3.41.47 PM

Vanessa Souza

Equipe Educar Transforma Itajaí

Mesa Redonda: O que é Educação Transformadora?

(09h30min)

20031873_10214002084868506_8285185914272999987_n

Liliane Giordani

Professora UFRGS

IFPR 02

Rafael Ribas Galvão

IFPR/Campus Jacarezinho

WhatsApp Image 2017-09-26 at 2.54.46 PM

Hellen Melo Pereira

CEEV - Ciclo de Estudos da Educação da Vida

OFICINAS

(Manhã 11:00 às 12:30 # Tarde 14:00 às 15:30)

Compartilhando experiências inovadoras

IMPORTANTE: cada participante poderá optar por duas das oficinas (uma pela manhã e outra na parte da tarde), tal escolha será realizada no dia 06, na recepção do evento.

teste]

Oficina 01

TemaA Arte como Eixo Estruturador do Currículo

Facilitadoras: Ariadne Berti, Carmen Eloah Boff, Rosemari Sabino de Souza e Volnete K. Hellmann

 

Mais informações

Objetivo: Oferecer “Alimento às Almas” dos professores através de exercícios que ativem sua memória infantil de alegria, plenitude e inteireza.

Método: Contação de uma História; Danças Sagradas Circulares;
Manualidades (feitura de um coração de tecido); Conversa com Bastão Falador
(“Teorização” e avaliação oral das atividades realizadas).


Obs: Necessário utilizar sapatos baixos, sem salto, por causa das danças.

Benefícios: Sensibilizar os professores a fim de resgatar o encantamento da infância, refletindo sobre suas práticas e a valorização da infância.

SITE: www.aldeiadosol.net.br

teste

Oficina 02

Tema: O Novo Ensino Médio implantado no Campus Jacarezinho do IFPR: uma nova concepção curricular

Facilitador: Rafael Ribas Galvão

Mais informações

Objetivo: Divulgar e discutir as possibilidades de flexibilização dos currículos de Ensino Médio a partir de uma experiência exitosa.

Método: Apresentação do método curricular implantado em Jacarezinho e debate sobre o processo de implantação, bem como sobre suas características.

Benefícios: Repensar a educação, significa também repensar os conteúdos trabalhados, a forma como se organizam e se conectam, e como são distribuídos ao longo do itinerário formativo dos estudantes. Sendo assim, é fundamental discutir novas possibilidades de arranjos curriculares que tornam a educação mais significativa e interessante àqueles que participam do processo de aprendizagem. Para minimizar os tradicionais problemas do Ensino Médio (reprovação, evasão, desinteresse) é preciso também romper com os modelos tradicionais de currículo.

SITE: jacarezinho.ifpr.edu.br

 

Modelo Site

Oficina 03

TemaCOCRIAÇÃO NA EDUCAÇÃO: métodos para estimular a criatividade e o trabalho em equipe.

Facilitador: Jan Raphael Reuter Braun

 

Mais informações

Objetivo: Abordar a prática de métodos cocriativos, permitindo aos educadores disporem de técnicas e ferramentas para o processo de ensino e aprendizagem, compreendendo que todos possuem um potencial criativo em diferentes níveis, entretanto, muitos são impelidos durante a educação a reprimir esta espontaneidade.

Método: Dinâmicas cocriativas.

Benefícios: Formação de jovens propensos à resolução de problemas (atuais ou futuros) de forma criativa e colaborativa.

SITE: http://lattes.cnpq.br/2590638993723648

 

Modelo Site

Oficina 04

Tema: Valorização da Inteligência Emocional na Educação

Facilitadores: José Grava Neto e Ágatha Vieira dos Santos Grava 

Mais informações

Objetivo: Inspirar reflexões e novas percepções sobre a importância do aspecto emocional na educação.

Método: Roda de conversa com realização de vivências, debates e trocas de experiências, compartilhando conteúdos sobre o aspecto emocional na educação, criando um ambiente em que o participante se sinta acolhido e disposto a permutar conhecimentos e reflexões profundas sobre si mesmo e sua participação na transformação da educação.

Benefícios: 

- Sensibilizar os educadores quanto à necessidade da vivência e da propagação de valores morais, em especial: solidariedade, cooperação, autonomia, autoconhecimento;

- Estimular uma nova prática pedagógica a partir do compartilhamento de dados de pesquisas de programas de aprendizado social e emocional (SEL - Social and Emotional Learning), para que cada ação do educador seja mais lúcida e profunda, vislumbrando, sempre, o equilíbrio dos sentimentos, proporcionando uma contrapartida sadia em cada relacionamento interpessoal e uma atuação responsável perante à comunidade.

SITE: www.vilaubuntu.org.br

2017-09-07

Oficina 05

Tema: A pergunta como agente transformador

Facilitador: Anderson Lima

Mais informações

Objetivo: Debater, junto a educadores, qual o papel da pergunta no ambiente educativo. Refletir sobre a importância do desenvolvimento de uma geração mais perguntadora do que respondedora.

Método: Vivências e compartilhamento de vídeos e experiências.

Benefícios: Levar educadores e envolvidos a reflexão sobre a leitura de mundo dos educandos a partir dos meios de mídia que vão desde os livros didáticos até as salas de cinema que exibem filmes americanos, vendendo padrões de comportamento, estética e modelos de felicidade.

Site: facebook.com/programapedal

Modelo Site

Oficina 06

Tema: A pedagogia Waldorf como fonte de uma nova Educação

Facilitadoras: Larissa Vidal, Maisa Pilar e Katia Milani

Mais informações

Objetivo: Mostrar a pedagogia Waldorf através de algumas atividades realizadas em sala de aula, demonstrando a diferença em relação à educação tradicional; respeitando o tempo de cada criança, para que esta desenvolva sua criatividade e autonomia

Método: Demonstração com algumas atividades práticas do dia a dia e o funcionamento
de sala propostos pela Pedagogia Waldorf. .

Benefícios: A Pedagogia Waldorf possui um currículo vivo, dinâmico e integrado, assim
como sua preocupação com o desenvolvimento global dos alunos, suas
diferenças individuais e a ênfase em descobrir suas capacidades e potencial
respeitando cada etapa de desenvolvimento da criança. Esta oficina irá
oportunizar a compreensão do dia-a- dia de uma escola Waldorf, e de que
maneira algumas práticas poderão ser inseridas em uma escola tradicional.

Modelo Site

Oficina 07

Tema: A experiência artística como canal de transformação no dia a dia da escola:  Educação através das artes e Trilhas Ecopedagógicas

Facilitadores: Maria Bustillo e Juan Carlos Xiol 

Mais informações

Objetivo:  Apresentar a linguagem das artes como ferramenta eficiente e
transdisciplinar para trabalhar dentro do currículo oficial, despertando o
interesse pela transformação do ato de aprender-ensinar.

Método: Apresentar o trabalho da Família Mandala, abrindo um
diálogo sobre assuntos relativos a educação, construindo com os participantes
uma escultura de arame com técnica de papietagem (papel e grude),
representando uma borboleta.

Benefícios:  Conhecer e refletir sobre posibilidades de ações
transformadoras dentro das escolas, intercambiar experiências e opinões e
participar de uma prática criativa e colaborativa.

Modelo Site

Oficina 08

TemaEducação - Um movimento para transformação!

Facilitadores: Danúbia dos Santos, Andressa Kayser e Marcos José Bordin

 

Mais informações

Objetivo: Contribuir para que os educadores percebam suas fragilidades e a necessidade de compartilhar seus anseios, equilibrando as relações de convivência entre educadores e alunos, tornando o relacionamento o principal protagonista para uma aprendizagem motivadora.

Método: Vivência prática sobre os caminhos que nós educadores podemos percorrer e de que forma ressignificamos a educação através de nossas ações.

Benefícios: Para aqueles educadores que se sentem sozinhos e sem forças para continuar a caminhada, esta vivência proporciona um olhar atento e carinhoso para as suas fragilidades. Mostra-nos que não estamos sozinhos e que juntos somos a transformação.

SITE: www.educamores.org

20031873_10214002084868506_8285185914272999987_n

Oficina 09

Tema: Práticas pedagógicas Inclusivas

Facilitadores: Liliane Giordani (Porto Alegre)

Mais informações

Objetivo: Reconhecer a surdez como diferença linguística e cultural, possibilitando espaços de interação e vivência entre as
diferenças através da arte e da
ludicidade.

Método: Roda de conversa e experimentação da Língua Brasileira de Sinais

Benefícios: A inclusão escolar tem promovido espaços de discussão sobre o ensino e aprendizagem em um contexto da
pedagogia da diferença. O Atelier Pedagógico Bilíngue se propõem a criar espaços onde crianças surdas e ouvintes possam interagir pelo brincar e pela arte, potencializando suas aprendizagens na intervenção dos
professores e dos seus pares. As atividades são construídas, a partir das diferentes experiências linguísticas entre crianças surdas e ouvintes na constituição de espaços lúdicos e criativos de aprendizagem da Língua de
Sinais. Na experimentação vamos, no diálogo com os protagonistas deste Atelier, promovendo experiências linguísticas para diferentes aprendizagens, diferentes saberes e diferentes sujeitos.

 Diálogo com Anderson Lima

EDUCAÇÃO MARCO ZERO:

Desventuras reflexivas sobre o Ensino Não-Fundamental

(15h45min)

2017-09-07

Anderson Lima

Articulador do Projeto PEDAL Pedagogias Alternativas

www.facebook.com/programapedal

11.10.16_Encontro com educador José Pacheco_Cred.Alyne Pinheiro (41)

José Pacheco

 

Inspirador da Escola da Ponte Portugal

Articulador Projeto Fazer a Ponte e do Projeto Âncora de São Paulo

Diálogo com José Pacheco 

 

Contextualizando a Ressignificação da Educação no Brasil

(16h30min) 

A quem se destina:

Educadores. Estudantes. Diretores de escolas. Gestores da educação. Mães e pais. Lideranças que atuam em projetos educativos. Todos os interessados na Transformação da Educação.

Local:  Colégio São José - R. Silva, 365 - Centro, Itajaí - SC, 88301-310. Entrada pela Av. Marcos Konder (em frente ao Fort Atacadista).

Data:  06 de Outubro de 2017

Horário: 08h00min ás 18h30min

Investimento: Valor do investimento é de R$ 70,00 e meia-entrada R$ 35,00.

Este valor inclui participação nas palestras, em duas oficinas e certificado digital de participação com carga horária de 10 horas.

OBS: Não será oferecido coffe break no evento.

ORGANIZAÇÃO

SELEÇÃO a-1

Ademir Milo

Coordenador da Rede Educar Transforma

WhatsApp Image 2017-08-25 at 10.10.51 AM

Vanessa Souza

Equipe Educar Transforma Itajaí

 

WhatsApp Image 2017-09-05 at 1.21.02 PM

Lara Schmidt

Equipe Educar Transforma Itajaí

IMG-20150530-WA0008

José Paludo

Educar Transforma Florianópolis

 

PROGRAMAÇÃO

08h00 Acolhida e Credenciamento.

09h00 Abertura do Evento

Ademir Milo, Àgatha Vieira e Vanessa Souza

09h30 - 11h00 Mesa Redonda: O que é Educação Transformadora?

Liliane Giordani - Professora UFRGS

Rafael Ribas Galvão - IFPR/Campus Jacarezinho

Hellen Melo Pereira - CEEV - Ciclo de Estudos da Educação da Vida

11h00 - 12h30 - Oficinas I (primeira etapa)

12h30 - 13h45 Intervalo Almoço

14h00 - 15h30 Oficinas II (segunda etapa)

15h45 - 16h15 Diálogo com Anderson Lima - EDUCAÇÃO MARCO ZERO: Desventuras reflexivas sobre o Ensino Não-Fundamental

Intervalo

16h30 - 18h00 Diálogo com José Pacheco  

Contextualizando a ressignificação da educação no Brasil

18h00 - 18h30 Celebrando as conquistas - Dinâmica Apreciativa da Construção do Educar Transforma Itajaí.

18h30 Finalização