logo-educar-transforma-porto-alegre

23 de maio de 2017 

16318464

O Educar Transforma tem como propósito o fortalecimento das diversas experiências inovadoras da educação, com o sentido de consolidá-las, num futuro próximo, em políticas públicas de educação em nossa sociedade.

Desejamos criar e validar um espaço colaborativo do movimento inovador da educação em Porto Alegre.

Estamos constituindo um campo motivador para os educadores mudarem de atitude, incluindo-se no processo emergente de transformação da educação, promovendo o desenvolvimento do ser integral e das múltiplas inteligências.

Educar com entusiasmo e felicidade: esse é o nosso PORTO!

Banner Pacheco e Thiago - Site

Abertura (14h)

download

Luciana Celia

Educar Transforma Porto Alegre

IMG_7325

Graziela Loureiro

Diretora do Colégio São Judas Tadeu

Mesa Redonda: A educação como transformação  (14h15min) 

SELEÇÃO a-1

Ademir Milo

Coordenador do Educar Transforma  Brasil

Jaqueline-Moll-BAIXA-Rochele-Zandavalli_-10

Jaqueline Moll

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul

educador-jose-pacheco-escola-da-ponte-projeto-ancora 03

José
Pacheco

Articulador Projeto Fazer a Ponte e do Projeto Ancora de São Paulo

OFICINAS (15h40min)

Compartilhando experiências inovadoras

IMPORTANTE: cada participante deverá optar por uma das 14 oficinas oferecidas, tal escolha será realizada no dia 23, na recepção do evento.

Apresentação sem título (5)

Oficina 01   

Tema: Jogos Lógicos de Tabuleiro: imersão no contexto escolar

Facilitadoras: Liliane Giordani, Aline Guterres e Viviane Dulius

Mais informações

Diferentes jogos – com distintos cenários, regras e grau de dificuldade – são apresentados e praticados  nas  modalidades mesa, gigante e vivo, explorando suas potencialidades para o contexto escolar.

Apresentação-sem-título-1

Oficina 02 

Tema: NUS: Núcleo de Sustentabilidade São Judas Tadeu - uma proposta de protagonismo, formação e transformação para a sustentabilidade

Facilitador: Professor David Santos de Freitas

Mais informações

A oficina se propõe a refletir sobre a formação de uma cultura sustentável dentro de uma instituição educacional, a partir do desenvolvimento do protagonismo juvenil. O reconhecer-se como co-autor da degradação e o empoderamento de suas responsabilidades e de suas ações para a mudança do cenário permite que o desafio coletivo possa ser respondido mais rapidamente.

 

Apresentação sem título

Oficina 03

Tema: Reconectando a criança à natureza, uma proposta de educação para a sustentabilidade (Colégio São Judas Tadeu)

Facilitadoras: Professoras  Cláudia Padão Rovani e Taís Helena Pinheiro Soldatelli

Mais informações

O contexto atual em que vivemos fez com que as crianças diminuíssem  drasticamente seu tempo ao ar livre, comprometendo   diretamente sua conexão e seu pertencimento com a natureza.  A oficina propõe  promover diálogos, reflexões e  possibilitar aos participantes vivenciar as estratégias de  recuperação do déficit de natureza e formação de cidadãos conscientes e sustentáveis, desenvolvidas na Escola de Educação Infantil São Judas Tadeu.

Desenho do Educar Transforma.pptx

Oficina 04

Tema: Educação Biocêntrica - O Campo da Inteligência Afetiva

Facilitadores: Rosaura Couto, Artur Almeida e Alexandre Noronha

Mais informações

Trata-se de uma abordagem pedagógica que coloca “movimento da vida” no centro do processo educativo.
Neste encontro será apresentando a experiência realizada em parceria com escolas públicas de Porto Alegre, com vivências educativas do “campo da inteligência afetiva” e fortalecimento de vínculos. São vivências focadas na qualificação do potencial colaborativo das crianças e jovens, suas relações de amizades e sentimento de pertencimento social e construção dos campos de não violência no ambiente escolar.

download

Oficina 05

Tema: Marcante Educação Viva - A experiência de 13 anos da Escola Infantil Baby House

FacilitadorGustavo Marcante

Mais informações

A Educação Viva busca resgate da alegria, da curiosidade, da criatividade e da amizade na educação. Visando um desenvolvimento humano completo e integrado, incluindo os aspectos cognitivo, corporal, emocional, social e de valores.

Uma educação assim não acontece através de aulas! Envolve experimentação, comunicação em duas vias, produção criativa, aprendizado em rede e auto-observação.

Marcante foi criado em 2016 com o propósito de organizar, aprofundar e difundir um ecossistema para a Educação Viva, formulada como resultado de mais de trinta anos de pesquisa em educação e da experiência educacional levada a cabo desde 2004 na Baby House – Escola de Educação Infantil, de Porto Alegre.

http://marcante.net/

http://www.escolababyhouse.com.br/

 

Apresentação sem título (1)

Oficina 06

TemaPedagogia 3.000  Cultura de Paz e Multiculturalidade

Facilitadoras: Daniella Cordeiro, Elis Rosa Lima e Luciane Xerxenevsky

Mais informações

Vivencias em Pedagooogia 3000 com a proposta da Escola das 7 Pétalas, um novo paradigma educacional para o Terceiro Milênio.

Apresentação sem título

Oficina 07

Tema: Vivências rítmicas da Pedagogia Waldorf (Escola Candeia)

Facilitadoras: Michele S. Melos da Costa e Roberta Franco Netto

Mais informações

Nesta oficina será vivenciado um pouco da rotina de um dia de aula com a Pedagogia Waldorf

Apresentação sem título

Oficina 08

Tema: Introdução a educação sistêmica 

Um novo olhar para a educação - "Agora eu vejo você" 

FacilitadoraClaudia Bartelle - Escola Cinco Estrelinhas

Mais informações

Educação sistêmica é a arte de contextualizar e de ensinar com uma visão mais ampla da conexão entre escola e família.

Será apresentado um breve panorama sobre as leis sistêmicas segundo Bert Hellinger visando auxiliar o educador numa nova postura perante os desafios da educação dos dias atuais.

Através de exercícios será possível compreender as dinâmicas para além do aparente nos relacionamentos.

A quem se destina?

A todos os adultos que convivem na escola (cozinheira, jardineiro, professores, serviços gerais, manutenção, nutricionista, psicóloga, estagiária, diretora e conselheiros). Todos são educadores e igualmente responsáveis pelos educandos e sua formação.

17103594_1167232716737596_1120835444262309458_n

Oficina 09

Tema: Práticas Bilingues (Escola Frei Pacífico)

Facilitadores: Carolina Farias, Andrea Didó, Virgínia Schell, Daniela Freitas, Juliane Emmert, Elisabete Magalhães.

Mais informações
Um momento de conhecimento e prática em Língua de Sinais; Identificação de diferentes formatos linguísticos e suas expressões.

 

unnamed

Oficina 10

Tema: Escola Ananda Marga - Yoga, Educação e transformação social

FacilitadorFabrício Labre

Mais informações

Educador físico e praticante de Yoga e meditação onde possui formação em Tantra Yoga e Hatha Yoga e Yoga para criança no Brasil e na Índia. Por mais de 10 anos vem desenvolvendo em escolas e projetos sociais na cidade de Porto Alegre a prática de yoga com crianças e adolescente, e com educadores. Sempre apresentando a prática de yoga de forma divertida e atrativa.

 

Yoga para criança como ferramenta na educação infantil e no ensino fundamental de forma lúdica e atrativa, resgatando o brincar e a imaginação para relaxar e acalmar as crianças, onde possam  buscar mais foco e concentração em suas vidas.

Oficina prática onde iremos vivenciar os passos de uma aula de yoga com crianças. Desde a brincadeira, passando pelas posturas, relaxamento até a meditação.

Apresentação sem título

Oficina 11

Tema: Escola Caminho do Meio - Pedagogia da Mandala 

Facilitadoras: Tatiana Klein, Carol Senna e Vanessa Francisco

Mais informações

A felicidade é o que todos os seres desejam, aspiram, e o horizonte implícito de qualquer educação. Na Escola Caminho do Meio, esse foco é claro, na medida em que a abordagem pedagógica se baseia na identificação e promoção das causas da felicidade.

Esta oficina abordará aspectos pedagógicos da experiência da Escola Caminho do Meio, que tem seu trabalho ancorado em seis princípios: Integralidade, Diversidade, Conhecimento, Sustentabilidade, Criatividade e Sabedoria.

O método da Escola Caminho do Meio tem como fundamento uma abordagem integral da educação, na qual cinco dimensões constitutivas são percebidas como um todo inseparável, a saber: dimensão corporal, emocional (psíquica), mental (intelectual), sociocultural e espiritual.

Desenho do Educar Transforma.pptx

Oficina 12

Tema: Como pensar a Transformação?

Facilitadores: Bruno Conti, Valentina Moreira, Valentinne Serpa,  Jonas Camargo e Julianne Santos  (GAF Grupo Autônomo de Filosofia)

Mais informações

Pensar é agir, pensar é querer, escutar, conversar, planejar: estar junto.

A oficina é um convite para pensar, agir, escutar, conversar, planejar junto. Sobre o que for; especialmente, hoje, sobre educação'.

Apresentação sem título

Oficina 13

TemaA Carta da Terra na vida da escola e na escola da vida

Facilitadoras: Simone Machado de Oliveira e Suelen da Silva Mattos

Mais informações

A Carta da Terra como referencial que erradia a ética do cuidado em parceria com a Arte  buscando dirigir nossa atenção aos bons sentimentos e valores, contribuindo para a percepção e reflexão acerca do atual estado do mundo e também abrindo horizontes para a possibilidade do sonho e da construção de novas relações  e percepções, mais éticas e mais humanas

guy_fundo_verde

Oficina 14

Tema: Implantação de Museus Escolares

 

Facilitador: Prof. Dr. Guy Barros Barcellos

Mais informações
A oficina visa a oferecer formação docente para desenvolvimento da alfabetização científica por meio da implantação de museus escolares com o protagonismo dos estudantes. O facilitador buscará compartilhar as possibilidades de criação, pelos alunos, de um espaço científico-cultural em uma escola. Buscando uma apropriação do conhecimento de forma interativa e criativa, uma valorização da pesquisa realizada pelos estudantes. 
 
Além disso, alguns links:
 
 

Diálogo sobre:

Experiências de ressignificação no Sul (17h30min)

1 - Comunidade Educadora - Movimento articulador de ressignificação da Escola Estadual Dom José Baréa (Três Cachoeiras/RS)
2 - NIC - Núcleo de Iniciação Científica: a construção do conhecimento através da investigação e da pesquisa - Instituição Educacional São Judas Tadeu (Porto Alegre/RS)

Diálogo com José Pacheco:

Contextualizando a ressignificação da educação no Brasil  

(19h15min) 

educador-jose-pacheco-escola-da-ponte-projeto-ancora 03

José
Pacheco

Articulador Projeto Fazer a Ponte e do Projeto Ancora de São Paulo

Evento Presencial

Educar Transforma Porto Alegre

5446aae048baa

Local: Colégio São Judas Tadeu

A quem se destina:

Educadores. Estudantes. Diretores de escolas. Gestores da educação. Mães e pais. Lideranças que atuam em projetos educativos.

 

VAGAS LIMITADAS - FAÇA AGORA SUA INSCRIÇÃO

 

Local: Colégio São Judas Tadeu (Auditório)

R. Dom Diogo de Souza, 100 - Vila Ipiranga

Porto Alegre - RS.

Data:  23 de maio de 2017

Horário: Das 13h às 21h

Investimento:

Valor de investimento é de R$ 80,00 e para estudantes o valor é de R$ 40,00. O Valor inclui inscrição nas palestras, oficinas e certificado digital de participação, com carga horária de 08 horas.

ORGANIZAÇÃO

download

Luciana Celia

Educar Transforma Porto Alegre

 

11026038_998804050130503_6690772716192855712_n

Elisângela da Rosa Lima

Educar Transforma Porto Alegre

 

cd81e7d3-79f4-4a24-8ae6-0e7961505de1

Valentinne Serpa

Educar Transforma Porto Alegre

 

SELEÇÃO a-1

Ademir Milo

Coordenador do Educar Transforma Brasil

PARCEIROS

Instituição Educacional São Judas Tadeu

GAF Grupo Autônomo de Filosofia

Mães de uma Nova Escola

 

Associação dos Educadores da Seicho-No-Ie

 

PROGRAMAÇÃO

13:00 Credenciamento 

14:00 Abertura:  Luciana Celia (Educar Transforma Porto Alegre) e Graziela Loureiro (Diretora do Colégio São Judas Tadeu) 

14:15 - 15:30 Mesa redonda: A educação como Transformação

José Pacheco, Jaqueline Moll, Ademir Milo Motta da Silva 

15:40 - 17:00 Oficinas

17:00 - 17:30 Intervalo (Geringonça Atividades Culturais)

17:30 - 19:00 Experiências de ressignificação no Sul:

1 - Comunidade Educadora - Movimento articulador de ressignificação da Escola Estadual Dom José Baréa (Torres/RS)
2 - NIC - Núcleo de Iniciação Científica: a construção do conhecimento através da investigação e da pesquisa - Instituição Educacional São Judas Tadeu (Porto Alegre/RS)

19:00 - 19:15 Geringonça atividades culturais

19:15 - 20:30 Diálogo com José Pacheco:  Contextualizando a ressignificação da educação no Brasil

21:00 Finalização do evento