Ativo 4

 05 de Outubro de 2017

- Evento Realizado com Sucesso - 

download (3)

O Educar Transforma tem como propósito o fortalecimento das diversas experiências inovadoras da educação, com o sentido de consolidá-las, num futuro próximo, em políticas públicas de educação em nossa sociedade.

Desejamos criar e validar um espaço colaborativo do movimento inovador da educação em Tubarão e região.

Estamos constituindo um campo motivador para os educadores repensarem suas atitudes, incluindo-se no processo emergente de transformação da educação, promovendo o desenvolvimento do ser integral e das múltiplas inteligências.

Educar com entusiasmo e felicidade!!!

Abertura (08h30)

11952006_1032258783473958_3765565204386797791_n-150x150-circle

Mauri Luis Heerdt

Reitor da UNISUL

Mesa Redonda: Práticas Pedagógicas e Educação Transformadora

(09h00)

SELEÇÃO a-1

Ademir Milo

Coordenador da Rede Educar Transforma

20031873_10214002084868506_8285185914272999987_n

Liliane Giordani

Professora da UFRGS

poa (2)

Tânia Cruz

Professora da UNISUL 

OFICINAS

(Manhã 10:30 às 12:00 # Tarde 13:30 às 15:00)

Compartilhando experiências inovadoras

IMPORTANTE: cada participante poderá optar por duas das oficinas (uma pela manhã e outra na parte da tarde), tal escolha será realizada no dia 05, na recepção do evento.

20031873_10214002084868506_8285185914272999987_n

Oficina 01

Tema: Práticas pedagógicas Inclusivas 

Facilitadora: Liliane Giordani (Porto Alegre)

Mais informações

Objetivo: Reconhecer a surdez como diferença linguística e cultural, possibilitando espaços de interação e vivência entre as
diferenças através da arte e da
ludicidade.

Método: Roda de conversa e experimentação da Língua Brasileira de Sinais

Benefícios: A inclusão escolar tem promovido espaços de discussão sobre o ensino e aprendizagem em um contexto da
pedagogia da diferença. O Atelier Pedagógico Bilíngue se propõem a criar espaços onde crianças surdas e ouvintes possam interagir pelo brincar e pela arte, potencializando suas aprendizagens na intervenção dos
professores e dos seus pares. As atividades são construídas, a partir das diferentes experiências linguísticas entre crianças surdas e ouvintes na constituição de espaços lúdicos e criativos de aprendizagem da Língua de
Sinais. Na experimentação vamos, no diálogo com os protagonistas deste Atelier, promovendo experiências linguísticas para diferentes aprendizagens, diferentes saberes e diferentes sujeitos.

Modelo Site

Oficina 02

Tema: Comunidade Educadora - Movimento articulador de ressignificação da Escola Estadual Dom José Baréa (Três Cachoeiras/RS)

Facilitadores: Orlando Junior Sabino, Marcoantonio Roxo Policarpo, Julci Cardoso Machado, Adriane Lipert Bittencourt

Mais informações

A Escola Baréa de Três Cachoeiras será apresentada nesta oficina como um espaço escolar em ressignificação. Duas educadoras, um estudante e um pai estarão relatando a experiência do Projeto de Comunidade Educadora que está construindo um novo campo de relações entre as famílias e escola. Uma comunidade, uma vila que decidiu assumir a responsabilidade compartilhada de gestão das melhorias da escola em busca da qualidade na educação.

Venha dialogar sobre o conceito de comunidade educadora e esta rica experiência de superação de obstáculos e busca contínua por uma educação contextualizada com o dia a dia dos estudantes e das famílias.  

14446004_1149991821704104_6561777170011096009_n

Oficina 03

TemaEducação Biocêntrica

Facilitador: André Luis Simoni (Tubarão)

Mais informações

Objetivos: Promover a integração afetiva, inspirar a escolha pela vida, mobilizar o encontro como experiência social onde o cuidado ganha sentido. Situar a alegria como conteúdo de uma educação que transforma.

Método: Vivências que dialogam com alguns pressupostos teóricos.

Benefícios: A aprendizagem de que uma educação que elege pautas internas pra viver é possível.

 

homenagem_escritor_rodrigotramonte_04_04_16_8

Oficina 04

Tema: O Mundo Pelo Olhar de um Asperger

Facilitadores: Rodrigo Tramonte e Andréa Freire Monteiro (Florianópolis)

Mais informações

Objetivo: Analisar a percepção e as vivências de professores sobre seu papel na inclusão da pessoa com deficiência. Conhecer o conteúdo sobre inclusão através da fala legítima da pessoa com deficiência.

Método: Narrativa individual oral e escrita e demonstração sobre relato de vida com técnicas de audiovisual.

Benefícios: Reflexão sobre o tema de inclusão da pessoa com deficiência pelo olhar de um Asperger.

2017-09-07

Oficina 05

TemaA pergunta como agente transformador

Facilitador: Anderson Lima (São Paulo)

Mais informações

Objetivo: Debater, junto a educadores, qual o papel da pergunta no ambiente educativo. Refletir sobre a importância do desenvolvimento de uma geração mais perguntadora do que respondedora.

Método: Vivências e compartilhamento de vídeos e experiências.

Benefícios: Levar educadores e envolvidos a reflexão sobre a leitura de mundo dos educandos a partir dos meios de mídia que vão desde os livros didáticos até as salas de cinema que exibem filmes americanos, vendendo padrões de comportamento, estética e modelos de felicidade.

Site: facebook.com/programapedal

WhatsApp Image 2017-05-05 at 8.06.02 AM

Oficina 06

TemaGestão das emoções do ser educador na atualidade

Facilitadora: Rafaela Mund (Florianópolis)

Mais informações

Os contextos de educação escolar e familiar, na atualidade, exigem dos educadores uma constante observação sobre seus pensamentos, sentimentos e comportamentos, a fim de garantir certo equilíbrio emocional no ato de educar, uma vez que o ser educador cotidianamente, exige lidar com diferentes situações e emoções.

 

Nessa oficina você aprenderá a identificar alguns de seus padrões comportamentais, para então perceber que sentimentos e emoções internas estão associadas a esses comportamentos padrões.  

 

Sabendo como você age e reage diante do mundo, através da percepção do seu perfil comportamental, possibilita um olhar diferenciado para si e uma maior abertura para novas escolhas e mudanças nos padrões pré-estabelecidos.

o_geracaofogo_lg

Oficina 07

TemaGERAÇÃO FOGO e a Era da Sabedoria

Facilitador: Lucas Pacheco (Blumenau)

Mais informações

Sobre o tema da palestra:

Gerações passadas sentem cada vez mais a presença de crianças e jovens que parecem não encontrar seu lugar no mundo. Eles não se interessam por conhecimento e tampouco por carreira e sucesso material. Os nascidos após o ano 2000 têm um novo tipo de fome que pode nos levar ao caos ou ao Cosmos. Tudo vai depender da sabedoria dos mais velhos em reconhecer quem eles realmente são e o que vieram entregar para o mundo. Para isso, precisamos dominar antigos instrumentos esquecidos no tempo voltados para compreensão da vida interior incluindo a Geometria e os Arquétipos, ferramentas capazes de trazer entendimento para a situação que pais e professores estão passando e assim aproveitarmos a grande oportunidade que está diante de nós. Venha para esta oficina de Lucas Pacheco e entenda com quem estamos lidando e porque estes novos jovens não são o problema, são a solução!

Sobre mim:

Facilitador: Lucas Pacheco - Formado em Sistemas de Informação pela UFSC já viveu grandes experiências, como: morar numa montanha no Chile na companhia de lamas budistas e ser treinado por um xamã indígena. Além disso, é empresário, tendo como iniciativas suas a empresa Epanel (desenvolvimento de sistemas personalizados), Agência Bugio (agência de marketing) e Cashimbo (educação e controle financeiro). É o fundador da escola ELITI – Escola de Líderes em Tecnologia da Informação.

SITE: www.eliti.com.br

teste

Oficina 08

TemaContação de Histórias

Facilitadora: Márcia Luzia Dela Vêdova Niero

Mais informações

          Hoje não  há mais fogueira e o ritmo da noite aconchegando ouvintes em torno dos acontecimentos guardados na memória do narrador tradicional. Hoje não há mais música do tear entrelaçando as histórias que se contavam como cânticos de trabalho. Também há a distância e o tempo empurrando os olhos para as imagens prontas e as palavras frouxas que não acendem a imaginação.

         Com tudo isso, pode-se dizer: contar histórias é uma arte sem lugar nos dias atuais. Portanto, a oficina de contação de história é uma grande oportunidade para experimentar... Vamos experimentar convidar algumas pessoas. Sim pessoas! Aquelas que ainda podem ouvir algo mais que suas próprias vozes e que são capazes de acolher palavras, no silêncio preenchido por uma pausa, um gesto, um olhar. Juntá-las em semicírculo e ficar bem próximo a elas – a distância necessária para que cada uma sinta-se única sem prescindir do grupo – e, então, deixar o olhar fitar o avesso e ir-se derramando, palavra por palavra, no córrego da emoção.

         É esse o primeiro passo para acordar a imaginação Contar histórias depende muito de quem ouve, as crianças se encantam com o possível e o impossível.Os adultos se encantam em vislumbrar um caminho que lhes devolva o sonho. Quando optamos por contar histórias, optamos por uma série de resgates: recuperar nossa infância e as fogueiras invisíveis que sempre imaginamos a magia ideal para acender uma história: reencontrar nossos folguedos, medos, mitos... E assim, refazer nossa trajetória afetiva, redefinir nossa imagem social diante daquilo que nos tornamos; revisitar nossa noção de cidadania para redimensionar nossas crenças na palavra como gesto sonoro capaz de se propagar ao infinito e incitar mudanças; remexer nossa imaginação com cargas sempre maiores de liberdade: recompor o lugar de seres criadores que todos ocupamos no mundo. E isso, só encontrará eco se levar, num próximo passo, o ouvinte ao livro- aí sim, ao refazerem suas histórias de leitores, o contador de história ocupará nessas biografias um lugar especialmente resguardado pelo coração.

Lançamento do Livro 

Humor Azul -  O Lado Engraçado do Autismo 

(15h00

homenagem_escritor_rodrigotramonte_04_04_16_8

Rodrigo Tramonte

Cartunista

11200617_390239834496329_8727090597817821028_n

 Diálogo com Anderson Lima

EDUCAÇÃO MARCO ZERO:

Desventuras reflexivas sobre o Ensino Não-Fundamental

(15h20min)

2017-09-07

Anderson Lima (São Paulo)

Articulador do Projeto PEDAL Pedagogias Alternativas

www.facebook.com/programapedal

11.10.16_Encontro com educador José Pacheco_Cred.Alyne Pinheiro (41)

José Pacheco 

Inspirador da Escola da Ponte Portugal

Articulador Projeto Fazer a Ponte e do Projeto Âncora de São Paulo

Diálogo com José Pacheco 

 

Contextualizando a Ressignificação da Educação no Brasil

(16h20

A quem se destina:

Educadores. Estudantes. Diretores de escolas. Gestores da educação. Mães e pais. Lideranças que atuam em projetos educativos. Todos os interessados na Transformação da Educação.

Local:  UNISUL - Bloco Pedagógico (D) - Auditório 311

Dehon, Tubarão - SC, 88704-050

Data:  05 de Outubro de 2017

Horário: 08h00 ás 18h00

Investimento: Valor do investimento é de R$ 70,00 e meia-entrada R$ 35,00 para estudantes (com apresentação de comprovante na recepção do evento)

Este valor inclui participação nas palestras, em duas oficinas e certificado digital de participação com carga horária de 10 horas.

OBS: Não será oferecido coffe-break no evento 

Ativo 4

PARCEIROS

PROGRAMAÇÃO

08h00 - 08h30 Acolhida e Credenciamento

08h30 - 09h00 Abertura do Evento

09h00 - 10h30 Mesa Redonda: Práticas Pedagógicas e Educação Transformadora

Ademir Milo - Coordenador da Rede Educar Transforma

Tania Cruz - Professora da UNISUL

Liliane Jordane - Professora da UFRGS

10h30 - 12h00 - Oficinas I (primeira etapa)

12h Intervalo - Almoço

13h30 - 15h00 Oficinas II (segunda etapa)

15h00 - 15h20 Lançamento do Livro O Humor Azul - O Lado Engraçado do Autismo - com Rodrigo Tramonte

15h20 - 16h00 Diálogo com Anderson Lima EDUCAÇÃO MARCO ZERO: Desventuras reflexivas sobre o Ensino Não-Fundamental

16h20 - 17h40 Diálogo com José Pacheco  

Contextualizando a ressignificação da educação no Brasil

17h40 - 18h00 Celebrando as conquistas - Dinâmica Apreciativa da construção do Educar Transforma Tubarão.

18h00 Finalização